segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Aula 22/09

Nos dias atuais a internet, nos permite manter um anonimato, onde quando se trata de ética e critica devemos esquecer que estas palavras existem. Os direitos autorais acabam se perdendo e para a segurança de todos é preferível o ser anônimo. No entanto quando criticamos algo devemos ter o caráter de mostrar a nossa cara, é o que podemos ver no Diário Catarinense (DC) do dia 20 desse mês, onde é questionado a anonimato de uma blogueira que fez algumas criticas de peças teatrais que foram exibida em Florianópolis. Entre elas encontra-se as peças “Jardim das delicias” e “De malas prontas”. O artigo publicado no DC, foi escrito pelo autor de uma das peças que foi criticada, JEFFERSON BITTENCOURT e a atriz, MARISA NASPOLINI. Autor e atriz de “Simulacro de uma solidão” esperam que a autora da critica tenha um ato de cidadania e assuma sua identidade para que possam ter uma conversa, onde critico e criticado tenham a oportunidade de sentar e esclarecer a situação.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

ponto de vista




Podemos perceber que a autora do texto Fique tranqüilo. A baleia pensa por você, Gisela Anauate, que fala sobre o livro O Que a Baleia Shamu me Ensinou sobre Vida, Amor e Casamento, de Amy Sutherland, mostra algumas partes do livro a autora faz suas analises, no inicio o texto pareceu um tanto agressivo, parece que ela foi a felizarda leitora que leu o livro e não gostou de uma unica virgula se quer; logo em seguida podemos notar um breve tom de ironia em suas palavras, mas lendo um pouco mais do texto podemos ter um outro ponto de vista, o da comédia. Aos olhos do leitor que não le o texto completo, podemos perceber que vai ficar com a impressão de que a autora foi uma estupida e ela acabaria com sua “reputação” de jornalista. Porem para quem le o texto até o fim percebe as pequenas diferenças que para muitos pode ser grande.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Jovem Lê?


O jovem de hoje, tem sim o costume de ler, não a leitura de livros, jornais e revistas mas em sua maioria eles lêem as matérias disponíveis na web, diria até que eles lêem mais do que os jovens de tempos atrás, pois a rede facilita o acesso a muito conhecimento, noticia, entretenimento. Um assunto acaba sendo associado a outro que por sua vez chama atenção atraindo para um outro assunto e assim vai, indo em um ciclo sem fim de leituras e mais leituras. Se você deseja que o jovem leia as noticias que você escreve publique elas na Internet, que com toda a certeza é o meio de comunicação mais utilizado por grande parte dos jovens, quanto aos meios tradicionais de comunicação, cabe a eles um pouco mais de criatividade e entretenimento para continuar com o público que possuem e se desejarem atrair mais leitores, ouvintes e telespectadores.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Pirâmide

O texto OAB apóia criação de Conselho de Jornalistas foi escrito no estilo pirâmide invertida, pois logo no primeiro parágrafo encontramos respostas para as perguntas básicas de uma notícia, que seriam: o quê, quando, como, porquê e quem. Podemos reparar a diferença entre eles logo, nota-se que o primeiro texto não será preciso ler até o fim, enquanto ao outro se quisermos nos informar será necessário a leitura completa do mesmo.